Olá

Olá!

Welcome to my blog. I document my adventures in the kitchen, travel experiences and other stories. Hope you have a nice stay!

Dicas para a festa perfeita

Dicas para a festa perfeita

Quando se ganha a vida a fazer festas e eventos aprende-se algumas regras de ouro, se quiserem saber quais são continuem a ler:

Começar pela sobremesa, geralmente as sobremesas precisam de mais tempo de repouso e aguentam mais horas que um prato salgado, por isso é sempre uma boa ideia começar por preparar a sobremesa de véspera ou na manhã da festa. 

Evitar trânsito, no caso dos buffets é  normal que as pessoas se concentrem nas áreas onde está posicionada a comida/bebida, por vezes torna-se demasiado congestionado e de difícil acesso. O ideal é compor diferentes mesas em locais distintos, exemplo: uma área de bebidas, outra de salgados e ainda outra para as sobremesas. 

Menos é mais, em caso de dúvida em relação a decoração da festa o mais seguro é apostar em cores neutras; pratos brancos e guardanapos brancos funcionam sempre bem.

Números exactos, ter uma noção clara do número de convidados faz toda a diferença em termos de orçamento e tempo de preparação de cozinha, sabendo previamente quanto pessoas irá receber ajuda controlar gastos e sobretudo desperdícios. 

Quatro olhos, retirar dos armários e gavetas, com alguma antecedência, tudo que se vai usar na festa (toalhas, copos, pratos, etc) e confirmar que está tudo limpinho ou se precisa de ser lavado e aprumado.

Preparar com antecedência, esta é a regra de ouro e a mais importante, infalível para a festa perfeita. Organizar tudo com tempo, desde a lista dos convidados à lista das compras é o melhor remédio para um anfitrião feliz, elaborar check-list pode ajudar imenso, além do mais torna-se mais fácil perceber o que já foi feito e o que ainda é preciso fazer. 

Restrições e opções, os hábitos alimentares mudam de pessoa para pessoa e existem escolhas ou restrições que podem implicar o bem-estar de um convidado numa festa, por exemplo: um vegan num buffet de carnes. Na altura de fazer o convite é aconselhável perguntar se existe alguma informação alimentar que deva ser contemplada, desta forma é fácil acomodar todos os convidados.
 

Jogar pelo seguro, em termos de menu esta não e altura para grandes invenções, todos nós temos as nossas especialidades, aqueles pratos que saem sempre bem e que toda a gente gosta. Ora, tirar partido desses pratos é a melhor maneira de reduzir stress e insegurança no anfitrião.

Folhadinhos de ervilhas/ Peas little puff pastries

Folhadinhos de ervilhas/ Peas little puff pastries

Muffins de lima e frutos vermelhos/ Lime and berry muffins

Muffins de lima e frutos vermelhos/ Lime and berry muffins